No artigo anterior sobre backup deixamos clara a importância de se fazer um backup com boas práticas e o quanto esse método pode ser importante.
Antes de tratarmos sobre as ferramentas, vale citar algumas informações valiosas que ajudarão você a escolher qual ferramenta lhe atenderá melhor.
Uma vez configurado o backup, ele só irá copiar as informações que estiverem em determinadas pasta e subpastas. Se no seu computador ou servidor tem uma pasta localizada na unidade C:\dados\ – no caso do Windows ou /home/dados para sistemas baseado em UNIX com MAC ou Linux – e você colocar arquivos fora dessa pasta, eles não serão copiados. É sempre importante observar essas particularidades para garantir a melhor proteção das informações.
Nesses artigos não vamos abordar criptografia, que é algo para se pensar devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este é um assunto que vamos tratar separadamente e será um dos temas de nossos artigos.
Existem alguns formatos definidos de backup:
- Completo (full) – é copiar todos os dados da pasta/caminho definido;
- Diferencial – ele armazena todos os dados alterados desde o backup completo (full) mais recente, ou seja, se você fizer um backup full na segunda-feira, na sexta-feira um backup diferencial irá copiar tudo que você alterou na terça, quarta e quinta, mesmo que você já tenha feito um diferencial nesses dias;
- Incremental – esse modo de backup apenas copia os dados novos a partir de qualquer tipo de backup anterior, isto é, se faço um backup full na segunda e um incremental ou diferencial na terça, na quarta o incremental só copiará os dados alterados de terça até o momento do backup na quarta-feira.
Agora que você tem essas informações e já pode optar pelo formato que melhor lhe atende, a seguir há uma lista de aplicações que selecionamos para você e sua empresa.
Para você
O Cobian está em sua versão 11. É uma ferramenta gratuita que permite agendar os backups e fazê-los de acordo com sua necessidade – completo, diferencial ou incremental. Você pode selecionar um disco em nuvem para armazenar as informações e também pode salvá-las em um HD externo. Além disso, como permite o agendamento do backup, você pode programá-lo para o horário em que está dormindo assim como o desligamento do seu computador quando o processo acabar.
Para a sua empresa
Quando falamos em backup para empresas, a sugestão é utilizar ferramentas mais robustas, mas algumas ferramentas são pagas. Vamos abordar apenas uma ferramenta, que é gratuita e usada por grandes empresas, como Walt Disney, Nasa, Serpro e outras. Se grandes empresas usam um programa gratuito de backup, não é apenas por ele ser de graça, mas por seu sucesso na recuperação dos dados.
Como você percebeu, existem várias opções para fazer o seu backup. Você pode fazê-lo em um HD, em um local fora da sua empresa, distante, pode colocar um servidor de backup em sua casa para copiar os dados da sua empresa, pode contratar uma empresa como a Avanzato para hospedar sua máquina ou até mesmo contratar uma de nossas máquinas virtuais para hospedar seu backup. O importante é manter seus dados seguros o tempo todo.
Não se deixe enganar com discos virtuais, achando que essa medida protege seus dados. Na verdade ela apenas sincroniza seus dados, estando eles corrompidos ou saudáveis. Muitas empresas adotam essas ferramentas acreditando que não sofrerão nenhuma perda. Mas esse é um terrível engano.
Lembre-se de que seus dados estarão mais seguros em um backup distante da sua empresa, e nisso podemos lhe ajudar.
Envie-nos suas dúvidas sobre backup. Ficaremos felizes em responder seus questionamentos.