Cópia de segurança – Backup 1/3

No artigo anterior, sobre Ransomware, falamos sobre a pandemia tecnológica que vem afetando os dados armazenados nos computadores por anos e, ao contrário da pandemia por Covid-19 – pela qual nós estamos passando, que o único tratamento que se mostrou eficaz foi a vacina e que antes dela não havia um tratamento precoce –, na tecnologia, o tratamento precoce é um antigo conhecido, o backup. Mas será que “é melhor feito do que o perfeito”?

Muitas vezes, por falta de conhecimento, muitas empresas escolhem as piores formas de fazê-lo e a consequência é a inviabilidade de recuperação dos dados perdidos. O erro mais comum está em armazenar o backup junto com os dados originais, no mesmo equipamento, no mesmo rack, na mesma sala, na mesma empresa e no mesmo prédio.

Pode parecer estranho, mas você se lembra do dia 11 de setembro? Muitas empresas tinham o backup de seus dados na outra torre e achavam que estavam seguras. A maioria das organizações sem os seus dados pode quebrar, pois o prejuízo por perder informações pode ser catastrófico.

Podemos citar mais de uma centena de desastres que se pode imaginar, como a incidência de raios, alagamentos, incêndio e uma série de possibilidades.

Sobre onde armazenar, sugiro o uso de nuvem. Em um próximo artigo detalharemos o que é a tão falada nuvem, mas, em suma, podemos dizer que o backup deve ficar fora da empresa.

A seguir, listamos algumas opções de nuvem que não podemos dizer que são boas práticas para backup.

– A Dropbox informa que você deve fazer uso de um bom antivírus e que seus dados serão sincronizados da forma que estiverem.

– A Microsoft avisa os seus usuários sobre uma possível infecção.

– A Apple diz que, se você não tem backup, o melhor é pagar por um.

– O Google vai sincronizar os dados criptografados.

Sendo assim, é necessário fazer um backup de seu serviço de disco em nuvem. Ele deve acontecer de forma automática, monitorar o acesso aos dados e não os deixar acessíveis sem um controle rígido de acesso. De preferência, o departamento de TI deve ser responsável por isso e somente ele deve acessar os dados.

Escreva nos comentários se você faz uso de algum disco virtual como os mencionados neste artigo para fazer seu backup de segurança.


Na próxima semana traremos informações sobre algumas ferramentas de backup para uso pessoal e para uso profissional. E aí, gostou? Qual tema você gostaria que trouxéssemos para você?

Postado por Backup Segurança

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*