A pandemia tecnológica

A pandemia tecnológica

Há alguns anos que na tecnologia também encontramos uma pandemia que tem tirado o sono de muitos empresários tanto do meio tecnológico quanto dos que dela dependem.

Imagine chegar cedo ao escritório ou à fábrica e tudo o que depende de tecnologia estranhamente não funcionar. Os sistemas não executam, apresentam erros e tudo fica estranho no momento em que um dos usuários informa que não consegue acessar arquivos do servidor.

Isso é o que tem feito a maior pandemia tecnológica dos últimos tempos. O vírus se instala e passa a buscar os dados num servidor e substituir cada um deles por dados criptografados. Isso porque seu servidor foi infectado por um Ransomware que criptografa os dados e, para recuperar esses arquivos, você vai precisar de uma chave para descriptografar os arquivos.

Vamos entender um pouco como age essa criptografia feita por um vírus. O meio mais comum é um usuário de sua rede de alguma forma aceitar um vírus em sua estação de trabalho. Então, sem saber, ele permite que o vírus se instale em seu computador. Depois disso ele passa a buscar por acesso à rede e começa a infectar o servidor.

Outro meio é por vulnerabilidade de seu sistema operacional ou programas que deixam seu servidor vulnerável e repetem as ações acima citadas.

            Criptografia não é algo do mal, apenas uma forma de preservar dados para garantir que pessoas que não têm ou não conheçam a chave não consigam acessar determinados dados.

            Então, não se assuste com a palavra criptografia, que se tornará algo comum em nossas vidas após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

            A criptografia só é boa para o proprietário ou para os usuários dos dados se ele(s) possui(em) a chave de descriptografia, caso contrário, será uma dor de cabeça.

É aí que entra o Ransomware. Com ele, você tem seus dados criptografados e não possui a chave. Os invasores deixam em seu computador arquivos com informações de como obter seus dados e normalmente cobram um resgate em criptomoeda, o que impossibilita a sua localização.

A forma mais eficaz de seu proteger de uma pandemia como essa é por meio de um backup seguro e diário. Afinal, seu antivírus pode estar desatualizado para um novo vírus e não proteger seus dados. A melhor forma invariavelmente será o backup, por isso recomendamos sempre um profissional para manipular seus backups. Para restaurar os dados, tenha a certeza de ter excluído o vírus e utilize uma cópia dos dados; nunca coloque o back-up, máquina ou qualquer outro método direto na sua rede. Se ainda houver a possibilidade de vírus em sua rede, você pode perder sua única cópia sadia.

Ficaremos felizes de poder ajudar você a criar a melhor solução de backup. Entre em contato conosco.

Postado por Avanzato Segurança

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*